Skip to main content
Dicas de viagemNovidadesPasseios em AlagoasPraias de Alagoas

Tábua de Marés de Maceió: uma ferramenta indispensável para sua viagem!

By 13 de junho de 2018julho 1st, 2019No Comments
Farol da Ponta Verde - Foto Marinelson - Pixabay

Já ouviu falar na Tábua de Marés? Conheça essa ferramenta e planeje suas viagens com mais facilidade!

Conheça a Tábua de Marés de Maceió e desfrute ao máximo sua estada sabendo as melhores datas para fazer visitas e passeios.

A Tábua de Marés de Maceió é um medidor de oscilações do nível do mar. Entretanto, como isso funciona? Calma, vamos explicar!

O QUE É?

A tábua de marés é uma tabela que serve como referência para saber o movimento das águas em várias localidades, inclusive em Maceió. As oscilações das marés são registradas nessas tábuas, que podem ser consultadas em alguns sites como o da Marinha do Brasil e o Climatempo, disponível no portal Visite Alagoas. Recomendamos a segunda opção pela facilidade na navegação.

COMO FUNCIONA?

Talvez você não saiba, mas o mar é influenciado pelas fases da lua. Portanto, o movimento de translação desse astro – ou seja, uma volta completa que a lua faz com a Terra ao redor do Sol – é dividido em quatro períodos de 6 horas e 12 minutos cada. Cada um desses períodos corresponde às fases da maré. Elas são divididas em preamar (maré alta) ou baixa-mar (maré baixa).

Através dela, você consegue saber se dará para fazer passeios às piscinas naturais ou se banhar nas águas da praia de Maceió que você deseja visitar com segurança.

DE QUE FORMA USAR?

Acesse o site do Climatempo e selecione a localidade que você deseja visitar. Logo após, escolha o mês de sua estadia.

Tabela de tábua de maré de Maceió, Alagoas

Tabela de tábua de maré de Maceió. Foto: Climatempo / Reprodução

Após a seleção do mês, uma página com as marés mínimas e máximas de todos os dias aparecerá no site. Portanto, são apresentados nessa página quatro resultados por dia: duas marés mínimas e mais duas máximas.

COMO LER OS RESULTADOS?

No site são mostrados os horários e a altura das marés de todo o mês selecionado. Dessa forma, ao lado dessas informações estão setas azuis e vermelhas, que indicam se a maré em questão é alta ou baixa. Quanto mais próximo de zero o resultado estiver, melhor.

PISCINAS NATURAIS

Nos dias que a maré estiver abaixo do nível 0,5, recomendamos chegar à piscina natural desejada entre uma hora e meia e uma hora antes do nível mínimo da maré – que fica descrito do lado direito de cada tabela. O ideal é ficar até, no máximo, 60 minutos depois da chegada ao nível mínimo da maré. Depois desse tempo, a maré começará a ficar muito alta, deixando a experiência nas piscinas naturais não muito satisfatória. Aliás, conheça algumas das melhores piscinas naturais da Pajuçara.

Tabela de tábua de maré de Maceió, Alagoas

Tabela de tábua de maré de Maceió. Foto: Climatempo / Reprodução

Curtiu nossa dica? Então se inscreve em nossa newsletter para receber mais conteúdos relacionados a viagens e passeios. Aliás, siga também as redes sociais do Hotel Porto Jatiúca e acompanhe nossas novidades!

2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido