Skip to main content

Informações de viagem: Atualização sobre o COVID-19

Cultura alagoanaNovidades

Artesanato local: 5 trabalhos feitos à mão genuinamente alagoanos

By 17 de fevereiro de 2021março 10th, 2021No Comments
Artesanato Local

Alagoas é uma terra repleta de riquezas naturais e beleza em cada detalhe. Dentro deles, o artesanato local se destaca. Com sua variedade de cores, formatos e elementos bem característicos do estado. Dessa forma, difícil é resistir às comprinhas nas feirinhas e pavilhões antes da volta para casa.

Bordados, pinturas, esculturas… O que não faltam são opções, criatividade e cuidado para garantir um pedacinho desse paraíso para você e para quem você ama. 

Sendo assim, separamos neste post 5 trabalhos feitos à mão genuinamente alagoanos. Uma lista especial para que você possa conhecer um pouco mais sobre o talento de nossos artesãos. Confira!

 

Filé e renda 

É praticamente impossível falar sobre o artesanato local sem citar o filé e a renda. Afinal, eles já se tornaram uma referência do estado. Tanto que estampam boa parte das obras relacionadas ao lugar. Desse modo, conseguem atrair vários turistas ano após ano para conhecer as peças.  

Toalhas, passadeiras, redes, saídas de praia, vestidos, bolsas… Tudo ganha cor e forma nas talentosas mãos das artesãs alagoanas. 

 

Bordado boa-noite

A Ilha do Ferro, comunidade ribeirinha que vive às margens do gigante Rio São Francisco. Já famosa por uma série de elementos culturais em seus diversos tipos de artesanato. É também o berço de um típico estilo de bordado do artesanato local. 

O bordado boa-noite é um estilo quase extinto da técnica. Certamente por sua dificuldade de produção. Ela consiste em desfiar o tecido e recompô-lo em novos formatos. 

Ele dá origem a toda uma linha de produtos de cama, mesa e banho. Batizado com esse nome graças a um flor da região, que inspira os traços do bordado.

 

Escultura em palitos de fósforo 

Em Alagoas, tudo pode virar arte, na mão dos criativos e talentosos artistas locais. Esse é o caso dos palitos de fósforo, que viram pequenas e peculiares esculturas graças ao artesão Arlindo Monteiro.

Delicado e minucioso, o trabalho de Arlindo ganhou reconhecimento nacional com a abertura da novela “Da Cor do Pecado”, exibida em 2004 pela TV Globo. Desde então, conquista a curiosidade e o apreço de muitos admiradores. 

 

Cerâmica do Muquém 

Presente nos quatro cantos do estado a cerâmica do Muquém é resultado do talento de Dona Irinéia. Uma artesã que se tornou um dos patrimônios vivos da cultura alagoana. 

Crescida na comunidade quilombola de Muquém em Alagoas, Dona Irinéia começou ainda criança a moldar as cerâmicas com formatos de santos, anjos, modelos rústicos e as famosas cabeças.

Todavia, hoje em dia, a arte foi repassada para outros moradores da comunidade, que mantêm viva a tradição. E pode ser vista em esculturas espalhadas pelas feirinhas, pousadas, hotéis e pontos turísticos.

 

Peças da palha de taboa

Cestas, chapéus, bolsas, carteiras, acessórios e objetos decorativos ganham vida nas mãos das artesãs que viram na palha da taboa uma fonte de renda e de arte no município de Feliz Deserto, litoral sul de Alagoas. 

É dessa forma que há mais de 25 anos, o trabalho manual de uma associação de 20 mulheres chama atenção. Não só de quem visita o estado, como também de quem encontra uma de suas peças espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. 

 

Por fim, gostou de conhecer um pouco mais sobre o artesanato local? Sendo assim, não deixe de visitar nossas feirinhas e garantir um de nossos tesouros para ter um pedacinho desse paraíso na volta pra casa. 

 

Além disso, confira outras curiosidades e dicas em nosso blog e conheça ainda mais as maravilhas do nosso estado.