Informações de viagem: Atualização sobre a COVID-19

Dicas de viagemNovidades

Como consultar a tábua de marés: aprenda em 3 passos simples

By 15 de março de 2021No Comments
como consultar a tábua de marés

 

Se você está vindo à capital alagoana, é preciso atentar-se a um ponto indispensável para muitos dos passeios em Alagoas: saber como consultar a tábua de marés. Isso porque, para conhecer vários pontos turísticos, praticar esportes aquáticos e até mesmo obter visões lindas de alguns dos cenários mais cobiçados do estado, você precisa estar nesses lugares durante o período de maré baixa.

Porém, a tábua de marés pode conter informações que não fiquem tão claras à primeira vista. Por isso, é fundamental entender como consultá-la. 

Neste post iremos te ensinar 3 passos simples para realizar essa consulta e não perder mais nenhum programa com variações inesperadas. Acompanhe abaixo! 

 

1. Escolha o ponto certo do seu destino

Ainda que seja na mesma cidade, podem existir algumas variações de um lugar para outro, como as situações em que chove em uma parte da cidade e na outra não. 

Sendo assim, antes de pegar a estrada, confira a tábua de marés do seu destino ou de algum ponto muito próximo a ele, principalmente considerando o horário em que pretende aproveitar a praia na área. 

 

2. Atenção aos horários 

Como falamos no tópico acima, estar atento aos horários de variação da maré é fundamental para planejar bem o passeio e os momentos de lazer na praia. Esse inclusive é um dos pontos mais importantes da consulta e pode indicar pontos essenciais.

Assim que abrir o quadro com a tábua de marés, você vai observar que a movimentação se dá de acordo com algumas faixas de horário. As setinhas azuis e vermelhas vão indicar a alta e a baixa da maré. 

 

3. Calcule e entenda as médias 

Por fim, saber quando o mar vai estar no ponto ideal para o seu passeio pode ser muito mais fácil se você calcular as médias de acordo com o horário. Afinal, uma setinha vermelha dentro da tábua nem sempre vai indicar uma maré totalmente alta. 

Essa variação acontece de acordo com um ciclo de 6 em 6 horas. Isso quer dizer que ela vai levar 6 horas para baixar ou subir completamente. E isso pode ser analisado com as setinhas e as médias. Quanto mais próximo de 0 mais baixa fica a maré e quanto mais próxima de 2, mais alta. 

 

No caso do número 1, assim como as demais variações diferentes dos números 2 e 0, indicam as fases de transição da maré. Desse modo, é possível acompanhar a maré em baixa ou alta de acordo com o tempo de trajeto até o destino.  

 

Viu só como consultar a tábua de marés? Conseguir entender qual o ponto ideal para o seu passeio pode ser mais simples do que parece. Agora que você já sabe como planejar um belo dia de curtição com esportes aquáticos ou desfrutando da tranquilidade das piscinas naturais, não deixe de marcar sua visita.

 

Confira dicas de destino e de viagem em nosso blog para programar hoje mesmo seu dia de lazer no paraíso das águas!