Skip to main content

Informações de viagem: Atualização sobre o COVID-19

Culinária alagoanaNovidades

Culinária de Alagoas: 3 destaques da nossa cozinha regional

By 5 de abril de 2021abril 23rd, 2021No Comments
Culinária de Alagoas

Em nosso estado, não faltam razões para se apaixonar e querer aproveitar ao máximo cada detalhe. Uma delas certamente é a culinária de Alagoas! Rica em sabores bem característicos da região, ela consegue conquistar visitantes e deixar sempre aquele famoso “gostinho de quero mais”. 

Embora nem todos os ingredientes tenham sua origem nessa terra, eles são protagonistas em muitos pratos e cardápios. São iguarias e combinações que você definitivamente não pode deixar de conhecer, experimentar e sem dúvidas até repetir o prato em sua estadia por aqui. 

Quer saber um pouco mais sobre os tesouros gastronômicos desse paraíso? Acompanhe 4 verdadeiros destaques da nossa cozinha regional abaixo! 

1. Frutos do mar 

É praticamente impossível falar sobre a culinária de Alagoas sem citar a enorme variedade de pratos e receitas com frutos do mar. Afinal, mais do que protagonistas na mesa de muitas casas e restaurantes em todo o estado, eles também são os mais cobiçados entre alagoanos e visitantes. 

Peixes, camarões, siris, sururus, caranguejos, lagostas, lulas… A lista é realmente vasta! Desse modo, a facilidade em encontrar restaurantes e cardápios com a presença dos frutos do mar é ainda maior. 

Entre os pratos e petiscos mais famosos estão a tradicional peixada, o chiclete de camarão, o camarão empanado, a casquinha de siri e o sururu de capote, uma delícia tipicamente alagoana. 

2. Raízes Comestíveis 

Outro destaque que rouba a cena na mesa dos alagoanos e de muitos nordestinos quando se fala em cozinha regional são as raízes comestíveis: inhame, batata-doce e a queridinha macaxeira. 

De fato, para quem vem a Alagoas, visitar os restaurantes e barraquinhas de comida regional e experimentar cada uma dessas raízes com suas deliciosas e variadas combinações é uma parada obrigatória. 

Além disso, elas vão bem com tudo: frango, carne, peixe, ovos, manteiga, linguiça e até leite, no caso da batata-doce. Ademais, o escondidinho de macaxeira e a macaxeira frita são iguarias que você com certeza não pode deixar de experimentar. 

3. Frutas tropicais

Por fim, um estado conhecido pelo seu deslumbrante litoral certamente não poderia deixar de destacar as frutas tropicais. Afinal, elas dominam a região e assim como os frutos do mar podem ser facilmente encontradas. Laranja, limão, manga, abacaxi, melancia, melão, mamão, carambola, seriguela e claro, os cocos. 

Elas já são uma delícia por si só e agradam a todo tipo de público. No entanto, conseguem ficar ainda melhores nas várias receitas e misturas de diversos pratos. São sucos, sorvetes, doces, mousses e até toques especiais em pratos renomados. 

Ademais, sem dúvidas um dos pontos mais famosos para o encontro de iguarias compostas com as frutas é o doce caminho da requisitada Massagueira. 

Um verdadeiro ponto de encontro para muitas barraquinhas com inúmeros quitutes cheios de sabores. Por lá, até mesmo os mais inusitados têm seu lugarzinho especial. Como por exemplo as cobiçadas cocadas, que vão desde o sabor de coco tradicional até misturas com frutas como jaca, morango e uva. 

 

Deu vontade conhecer esses sabores de pertinho? Então não perca tempo e comece a combinar hoje mesmo sua próxima viagem para o paraíso das águas para conhecer a culinária de Alagoas! Estamos sempre de portas e braços abertos para receber a você e sua família!

 

Ah! Também não deixe de conferir outras dicas, curiosidades e novidades sobre a nossa terrinha em nosso blog! Assine a nossa newsletter e não fique de fora das nossas atualizações.