Skip to main content

Informações de viagem: Atualização sobre o COVID-19

Cultura alagoanaNovidadesPasseios em Alagoas

Esculturas da orla de Maceió: conheça as histórias

By 14 de abril de 2021abril 26th, 2021No Comments
Esculturas da orla de Maceió

A capital alagoana é repleta de cenários fascinantes que vão além das belezas naturais. São pontos especiais que destacam marcos da nossa história e grandes símbolos. Entre eles, as esculturas da orla de Maceió! Representações de notórios alagoanos e obras de artesãos ilustres. Uma verdadeira fonte de curiosidade e encantamento para alagoanos e turistas, tornando a região ainda mais rica. 

Sendo assim, nada melhor do que reunir esses tesouros no caminho mais cobiçado da cidade. Com isso, permitindo que os visitantes possam conhecer um pouco mais sobre nosso povo através de alguns de seus representantes. 

Quer conhecer mais sobre as esculturas da orla de Maceió? Então confira abaixo alguns dos destaques dessa cidade belíssima e recheada de cultura e tradição em cada ponta do estado. Continue lendo! 

Circuito Alagoas Feita à Mão

O Circuito Alagoas Feito à Mão apresenta três grandes monumentos divididos em pontos estratégicos da orla de Maceió. Proporcionando uma verdadeira viagem em meio a obras importantes do artesanato alagoano. São eles: 

O Beijo – Dona Irinéia

A escultura “O beijo”é uma criação de Dona Irinéia, patrimônio vivo do estado desde 2005. Está localizada no bairro de Cruz das Almas ao lado da Lagoa da Anta. Dona Irinéia é conhecida pelas obras moldadas com barro avermelhado. Ela carrega em sua trajetória e consequentemente em suas artes a tradição e as histórias de lutas e conquistas de sua comunidade quilombola. 

Boi Bumbá – João Carlos da Silva Freitas

A obra é do também intitulado patrimônio vivo de Alagoas, João Carlos da Silva Freitas. Rica em detalhes que sem dúvidas enaltecem e expressam diversas manifestações do folclore e do cotidiano nordestino. Está localizado na tradicional Avenida da Paz que fica no histórico bairro do Jaraguá. Realçando ainda mais a riqueza do espaço.

João conta com a cerâmica e muita imaginação e perfeccionismo na hora de criar. Além, é claro, da cultura alagoana e dos pontos do cotidiano nordestino. Desse modo, fica praticamente impossível não se encantar pelos detalhes reunidos no monumento. 

O Leão – Mestre André da Marinheira 

O gigante “Leão” do Mestre André da Marinheira é um verdadeiro cartão-postal na Avenida Assis Chateaubriand. Ele completa as 3 obras do circuito. Projeto que visa dar destaque às obras de artistas importantes para o artesanato e a história de alagoas. Também por isso, sua escultura fica nas proximidades da entrada do Pontal da Barra em Maceió. Famoso por seus diferentes e ricos tipos de artesanato que certamente não pode ficar de fora do seu roteiro.

Estátuas de personalidades alagoanas

Ademais, seguindo a lista, os ilustres alagoanos que marcaram a cidade e a história ganharam uma singela homenagem na Orla de Maceió. 

As 5 estátuas com as figuras de Lêdo Ivo, Nise da Silveira, Paulo Gracindo, Aurélio Buarque de Holanda, Graciliano Ramos ilustram não só os notórios alagoanos como também sua personalidade, costumes e amor pela cidade. 

Sereia da Pajuçara 

Por fim, a gigante sereia do Mestre Zezinho está entre as mais recentes obras expostas na orla. Com isso, ela completa a tour pelas esculturas que chamam a atenção em meio ao longo caminho que cerca o lindo litoral maceioense.

Ela é uma réplica em 3D produzida com isopor naval e fibra de vidro.  Além disso, também foi feita em comemoração aos 200 anos de Maceió. Ademais, se destaca por suas cores vivas e vibrantes em meio ao colorido do litoral. Além do tamanho da obra em meio aos outros pontos do espaço.

Enfim, gostou de conhecer um pouco  mais sobre a história das esculturas da orla de Maceió? Então ajude a propagação da cultura alagoana! Compartilhe esse post em suas redes sociais e espalhe essa dica entre seus seguidores e amigos.

 

Além disso, assine nossa newsletter e não fique de fora de nenhuma novidade do nosso blog!