Skip to main content

Informações de viagem: Atualização sobre o COVID-19

Cultura alagoanaNovidadesPasseios em Alagoas

Pontal da Barra: o que fazer no bairro das rendeiras?

By 4 de maio de 2021maio 12th, 2021No Comments
Pontal da Barra

De uma ponta a outra da cidade, Maceió conta com uma série de destinos e atrativos capazes de encantar e conquistar os turistas. Um desses destinos é o Pontal da Barra! Famoso por seu rico artesanato e até nomeado como “bairro das rendeiras”. Título que recebeu por ser uma referência na produção e comercialização do produto.

Colorido e cercado por belezas incontáveis, ele  é um dos tesouros escondidos na cidade, embora muito famoso. O bairro fica no extremo sul da capital e você certamente não pode deixar de conhecer. 

Pensando nisso, separamos neste post algumas dicas sobre o que fazer no bairro das rendeiras. Querendo, é claro, que você não deixe passar batido nenhum dos atrativos do Pontal da Barra. Acompanhe abaixo e prepare o seu roteiro! 

Passeio pelas ruas do bairro

O clima pacato e acolhedor das ruazinhas históricas de um dos primeiros bairros da nossa capital encanta pelo seu charme e diversos pontos de atração. 

Estreitas, mas cheias de simbolismos, cultura e significados, elas representam a história de um povo que se dedica incansavelmente ao trabalho manual e disso tira seu sustento. 

Vale a pena fazer um breve passeio pelas ruas do bairro. Por lá é possível observar a rotina de pescadores e artesãos que transformam não só o bairro do Pontal, como também marcam a história do estado. Enriquecendo cada vez mais a cidade de Maceió com sabores, cores e obras. 

Parada nas vendinhas de artesanato

Rico em detalhes encantadores e dono de um colorido que enche os olhos, o artesanato do bairro é o grande atrativo da região. Conhecido e cobiçado por vários turistas que vem ao estado à procura da famosa renda do Pontal. 

Basta um passeio rápido pelas ruas do bairro como sugerimos acima para conhecer não só as peças como também as artesãs e seu modo de produção. Afinal, os produtos são feitos e comercializados na porta de casa tornando o trajeto ainda mais rico e encantador. 

Surf e lazer na praia do Pontal da Barra

No Pontal também pode dar praia! E, se você chegou a cidade de Maceió pelo sentido do litoral sul, com certeza já ficou interessado por uma boa parada na pacata, porém atrativa Praia do Pontal da Barra. 

Ponto de encontro para surfistas e apaixonados por esportes aquáticos semelhantes, ela tem seus dias e momentos de maior movimentação e clima de descontração entre os frequentadores. 

No entanto, ainda assim costuma ser um ambiente tranquilo e favorável para um bom passeio em família. 

Pôr do sol às margens Lagoa Mundaú 

Por fim, nada melhor do que fechar o dia contemplando um dos momentos mais esperados e mais bonitos no litoral: o pôr do sol! Estar às margens da Lagoa Mundaú também é um dos privilégios e riquezas do Pontal da Barra.

Relaxante, encantador e revigorante, o fim de tarde com o pôr do sol visto nesse ponto especial do bairro definitivamente não pode ficar de fora da sua lista. 

Ademais, como tudo que é bom consegue ficar ainda melhor na terra do sol, você pode acompanhar esse verdadeiro espetáculo da natureza enquanto experimenta os saborosos pratos e quitutes da região em um dos restaurantes do bairro como o famoso O Peixarão. 

 

Gostou de saber mais sobre o bairro das rendeiras? Então não deixe de conferir outros trabalhos do artesanato genuinamente alagoano que tornam nosso estado ainda mais rico e mais bonito.