Skip to main content

Informações de viagem: Atualização sobre o COVID-19

Culinária alagoanaNovidades

Cuscuz nordestino: 3 sugestões de acompanhamento

By 24 de maio de 2021maio 27th, 2021No Comments
cuscuz nordestino

Na culinária nordestina, uma série de pratos, ingredientes e quitutes são verdadeiros destaques da região. Um deles, sem dúvidas, é o cuscuz nordestino, uma verdadeira delícia, fácil de preparar e encontrar, que vai bem com uma série de acompanhamentos.

Seja com doce ou salgado, tomando um cafezinho, água, suco ou refrigerante, de manhã ou à noite, o cuscuz nordestino é uma ótima alternativa para quem gosta de comidas saborosas e criativas. 

Pensando nisso, neste post separamos 3 sugestões de acompanhamentos para incrementar seu prato com o que essa terra tem de melhor. Desse modo você, não só passa a conhecer mais sobre os segredinhos da receita como também pode levá-la para o dia a dia da sua casa. Acompanhe abaixo! 

1. Cuscuz nordestino com carne de sol 

Nada mais nordestino que essa mistura, não é mesmo? A famosa carne de sol ou “carne do sertão” é um dos principais destaques da culinária regional do Nordeste e vai bem em uma série de pratos, do café da manhã até o jantar. 

 

Ela pode ser servida tanto em pedaços como desfiada e fica uma verdadeira delícia unida ao também famoso cuscuz nordestino. Ademais, a mistura também pode levar catupiry e cheddar, ficando ainda mais saborosa e suculenta. 

2. Cuscuz com sardinha 

Outro ingrediente famoso e cobiçado que vai além do território nordestino é a sardinha. A receita é dona de um sabor incomparável e inspirou até mesmo o preparo da receita paulista como acompanhante do cuscuz. 

 

Tanto a enlatada quanto a sardinha fresca fazem o maior sucesso e por aqui principalmente onde os frutos do mar roubam a cena assumindo um papel de destaque em boa parte dos pratos da culinária local. Frita ou ao molho, você definitivamente não pode deixar de experimentar!

3. Cuscuz com ovo 

Por fim, o queridinho dos nordestinos também não podia ficar de fora da nossa lista, não é mesmo? Por aqui, dizem até que ele é melhor que muita gente e nessa terra onde prezamos o acolhimento, a sinceridade e a simpatia do nosso povo, não tem como não concordar! 

Além disso,  por marcar inúmeros encontros em família e toda a história do povo nordestino, o cuscuz com o ovo parece mesmo capaz de mudar o humor de quem o aprecia, trazendo memórias e sentimentos do que é mais precioso: nossas raízes!

Bônus: Modo de preparo

Para quem é da região, é quase um pecado não saber fazer o cuscuz nordestino. Nesse caso, por mais simples que a receita possa aparecer, vale a pena dar uma mãozinha para quem ainda não aprendeu a preparar. 

 

Os acompanhamentos vão da preferência de cada um, assim como alguns toques especiais adicionando iguarias como o queijo e a manteiga que podem acompanhar o prato. No entanto, a massa não pode ter erro! Então, confira abaixo os ingredientes e o passo a passo!

Ingredientes

  • Flocos de milho, também conhecido como “fuba de milho” (massa mais fina, semelhante a uma farinha);
  • Água (para cada medida de milho separe meia medida de água);
  • Sal a gosto;

Como fazer

Em um recipiente, adicione os flocos de milho ou a fuba e algumas pitadinhas de sal. Você pode medir tanto a massa quanto a água com um copo de cozinha comum de 150 ml, que serve de uma a duas pessoas, dependendo do apetite. 

Logo após, molhe a massa com a água misturando bem, deixando úmida sem encharcar, e deixe descansar por aproximadamente 5 minutos. Em seguida coloque para cozinhar em uma cuscuzeira ou em uma panela de banho-maria. Vale destacar que a panela deve deixar a massa separada da parte com água, porque a receita cozinha a vapor. 

 

Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 8 ou 10 minutos. Quando o cheirinho invadir o espaço está tudo pronto para misturar com os acompanhamentos e servir! 

 

Começou a imaginar como deve ser o sabor de cada uma dessas delícias? Então nada de ficar só na vontade! Maceió tem vários lugares especiais para experimentar o cuscuz nordestino e ainda muitas outras iguarias que dominam os cardápios da região. 

 

Ademais, para não perder mais nenhuma novidade, assine a nossa newsletter e acompanhe as nossas dicas sobre esse estado rico em histórias, belezas e sabores.