Skip to main content

Informações de viagem: Atualização sobre o COVID-19

Cultura alagoanaPasseios em Alagoas

Museus em Maceió: Conheça alguns dos principais!

By 15 de junho de 2021julho 5th, 2021No Comments
Museus em Maceió

Os atrativos turísticos que mais chamam atenção nos destinos de viagem certamente são aqueles que conseguem reunir em si muito da história, cultura e tradição daquele lugar. Desse modo, aqui em Maceió não seria diferente, não é mesmo?

Apesar da infinidade de cenários fascinantes e dos inúmeros tesouros naturais com os quais essa terra foi abençoada, existem outros pontos que você com certeza não pode deixar passar batido em sua estadia pela cidade. 

Neste post, daremos um guia com os principais museus em Maceió! Um verdadeiro relicário de nossas histórias, personalidades e essência. Acompanhe abaixo! 

 

Museu Théo Brandão – MTB

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) foi criado em 1975 pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ele surgiu para abrigar o acervo do folclorista, médico, professor e antropólogo que dá nome ao prédio.

Por lá, os visitantes encontram fotografias, discos, filmes em super 8, fitas cassete de antigas manifestações da cultura popular, livros, folhetos de cordel e muitos outros itens que Théo Brandão adquiriu ou foi presenteado ao longo dos anos. 

 

Museu da Imagem e do Som de Alagoas – MISA

Um verdadeiro ponto de encontro gratuito para um rico acervo da história audiovisual do estado. Ele está localizado no histórico bairro de Jaraguá, onde a arquitetura local por si só já rouba a cena.

Um verdadeiro tesouro para os apaixonados pelo setor mergulharem em meio à imensa variedade de instrumentos históricos da produção audiovisual. 

Entre as peças: aparelhos de som, aparelhos  de filmagem, estúdio com discos de vinil e livros que envolvem a temática do museu. 

 

Museu de Arte Pierre Chalita 

O museu foi criado em 1980 pelo pintor e colecionador que dá nome ao local. Atualmente é sustentado pela Fundação Pierre Chalita, em parceria com o Museu de Arte Brasileira.

Em seu acervo, não só é possível encontrar desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e uma série de objetos decorativos, como também, um núcleo de artigos sacros, de origem brasileira e estrangeira datados entre os séculos XVII e XX. 

 

Casa do Patrimônio – IPHAN-AL

Por fim, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Alagoas (IPHAN-AL) é o responsável por proteger e promover os bens culturais da cidade. Entre eles também se encaixam os inscritos na Lista do Patrimônio Mundial e na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. 

Igrejas, museus, fortificações, palacetes, conventos, fortes, casas de câmaras e cadeias, conjuntos escultóricos, ruas, logradouros e edificações privadas em áreas tombadas, estão à espera da sua visita em todo estado de Alagoas dentro do rico acervo do IPHAN. 

Ademais: Marechal Deodoro, Penedo, Piranhas e Maceió estão entre as cidades beneficiadas. 

 

 

Gostou das nossas sugestões para conhecer os principais museus em Maceió durante a sua visita ao paraíso das águas? Além deles, existem muitos outros que merecem sua pesquisa e visita. 

 

Então, pode adicionar todos eles no seu roteiro hoje mesmo! Afinal, tendo em vista que a localização de muitos deles é próxima, é possível separar uma parte da viagem para conhecer todos!

 

Além disso, não deixe de acompanhar o Porto Kaeté no Instagram e ficar por dentro das inúmeras belezas naturais e atrativos turísticos que  você não pode deixar de conhecer no nosso estado! Por fim, continue conferindo um pouco mais sobre outras curiosidades desse paraíso para o seu roteiro em nosso blog