Skip to main content
Cultura alagoanaDicas de viagemNovidadesPasseios em Alagoas

Caminhos do São Francisco: conheça os cânions mais lindos de Alagoas

By 12 de agosto de 2021outubro 1st, 2021No Comments
Caminhos do São Francisco

Os Caminhos do São Francisco são a alternativa ideal para quem veio atrás de uma Alagoas que vai além das praias. Ademais, não é atoa que se tornou um dos destinos turísticos mais procurados do estado. O passeio dura em média cinco horas. No entanto, é preciso separar um dia específico para fazê-lo. Desse modo, ele te leva a uma verdadeira tour fluvial pelas águas do gigante Velho Chico.

A passagem por um dos maiores e mais bonitos cânions do mundo e as descobertas das pequenas cidades que envolvem o querido Velho Chico enchem os olhos e a bagagem dos visitantes com uma experiência única e fascinante. Embarque conosco nessa aventura e conheça nesse post os Caminhos do São Francisco!

Cenário de produções audiovisuais

É na paisagem rústica e deslumbrante do sertão de Alagoas que a foz do Rio São Francisco resolveu desaguar. Além disso, foi lá também que o gigante virou cenário e personagem de diversos filmes, séries e novelas.

Em meio a rota que atravessa 12 cidades do interior do estado, está o histórico e belíssimo município de Piranhas, que também virou locação dessas produções. Piranhas é, inclusive,  uma das principais paradas do passeio pelos Caminhos do São Francisco.

Por fim, suas ruas em paralelepípedo com pequenas casas coloridas dão um charme especial à cidade, que também conta com imensas escadarias e mirantes com vistas de tirar o fôlego.

Rota do Cangaço

Também em Piranhas e dentro dos Caminhos do São Francisco está a Rota do Cangaço. Conhecida por ter sido o local onde Lampião foi morto e teve sua cabeça exposta na escadaria da prefeitura pelos soldados da época, o local conta parte da história do país.

Ademais, dentro do passeio é possível trilhar os caminhos que Lampião e seu bando passaram na Grota do Angico, onde os mesmos foram capturados.

Trajeto fluvial

Agora sim, o pedaço mais representativo do passeio aos Caminhos do São Francisco. Afinal, é em meio às suas águas que se escondem os encantos do lugar. Um visual grandioso e fascinante em todos os ângulos, com paredões de arenito marcados com traços particulares dos nativos do local.

Em meio a eles, é possível também contemplar o caminho do rio que parece não ter fim entre os cânions. Inclusive, eles são considerados como os maiores navegáveis do mundo. Lá também é possível ver uma pequena gruta com a imagem de São Francisco.

Caminhos do São Francisco

Foto – Marco Ankosqui – MTur Destinos – Reprodução

Outros atrativos

Por fim, como em todo destino turístico, os atrativos dos Caminhos do São Francisco não se resumem em conhecer lugares históricos. Durante o passeio você pode se deliciar com o melhor da culinária do sertão, um cardápio que vai da tradicional carne de sol até carne de jacaré de cativeiro.

Ademais, também vale conhecer o artesanato local com técnicas de renda exclusivas e esculturas de madeira e quem sabe até terminar o dia dançando um forró típico nordestino.

Deu vontade de conhecer? Não perca tempo e adicione o passeio hoje mesmo ao seu roteiro! O estado de Alagoas está repleto de histórias e destinos fascinantes que você não pode deixar passar batido.

 

Além disso, confira alguns desses destinos, as histórias mais curiosas e até dicas de viagem no nosso blog!

2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido