Skip to main content
Culinária alagoanaCultura alagoanaNovidadesPasseios em AlagoasPraias de Alagoas

Motivos para conhecer Maceió? Confira 8 razões imperdíveis!

By 19 de novembro de 2021dezembro 17th, 2021No Comments
Motivos para conhecer Maceió

Nossa belíssima e amada cidade completou recentemente 206 anos com muito charme, belezas naturais e povo acolhedor. E motivos para conhecer Maceió não devem faltar na sua lista, não é mesmo? Quer saber quais são as principais razões que fazem essa terra ser um dos destinos mais procurados do Brasil? Continue lendo nosso texto!

A cidade

Conhecida como “Caribe Brasileiro” e “Paraíso das águas”, Maceió possui praias de Norte a Sul que encantam e surpreendem não só ao turista, mas também seus conterrâneos. Com mais de 130 km de extensão litorânea, Maceió abriga praias conhecidas no mundo inteiro pelos seus tons que variam entre verde e azul.

No entanto, a cidade também não é só feita de praias, sombra e água fresca. Afinal, em Maceió você encontra diversas maneiras de se divertir. Uma cidade tanto para viajar em família quanto quem prefere sair com amigos. Sem mais delongas, listamos ótimos motivos para você visitar Maceió. Confira!

1. Praias Lindíssimas

Primeiramente,  não poderíamos começar a listar motivos para conhecer Maceió sem falar sobre elas: As mais belas praias do Brasil estão em Maceió! Suas águas prometem muitas aventuras, passeios envolventes e paisagens inesquecíveis.

De Maragogi à Praia do Gunga, certamente você vai encontrar praias que agradam desde os mais tranquilos, como as piscinas naturais da Pajuçara ou Paripueira, até os que buscam emoção e adrenalina, a exemplo do mar da Jatiúca, ideal para a prática do surf.

2. Gastronomia

Dos polos gastronômicos no bairro do Pontal, restaurantes vegetarianos e veganos na Ponta Verde ao Sururu ao molho de coco, a gastronomia alagoana é rica em frutos do mar, de chefes conceituados e restaurantes para todos os gostos e bolsos.

Desse modo, como consequência, o turista embarca em uma viagem de sabores e sensações.

3. Cultura

Renda Filé, Redendê, Ponto de Cruz, Bilro, as obras da Ilha do Ferro feitas com madeiras… Artesanatos em palha, cipó e barro, palitos de fósforo que dão forma a lindos bonecos. Mestres artesãos reconhecidos internacionalmente. No entanto, esses são apenas alguns dos atrativos da linda cultura alagoana.

Além disso, maifestações folclóricas como o Pastoril, Guerreiro, Taieira, Baianas, Reisados, Marujada, Presépio, Cavalhada e tantas outras demonstram a força e o conhecimento do povo alagoano.

4. Orla da Cidade

Protagonizada pelas praias de Pajuçara, Ponta verde, Jatiúca e Cruz das Almas, o orla de Maceió é uma das mais lindas do Brasil. Com ciclovia, academia a céu aberto, o turista pode caminhar num ambiente seguro e com o som da maré como fundo de um passeio relaxante.

Além disso, também é possível encontrar esculturas de Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda, duas grandes referências literárias do nosso povo e várias esculturas de obras como o Beijo ou a sereia no circuito Alagoas Feita à Mão.

5. Passeios para todos os gostos

Não importa se você prefere praias ou lagoas, de passeios pela orla ou bares badalados ou ainda se você gosta de trilhas ou parques municipais. Aqui em Maceió, temos uma variedade imensa de opções para turistas de todos os estilos que certamente vão se encaixar com o seu perfil! 

6. Carnaval em Maceió

O carnaval em Maceió é mais uma descoberta maravilhosa para quem gosta de folia e festas. Tendo em vista todos os anos com folia de rua, mais de 150 mil foliões desfrutam desse paraíso ao máximo e suas famosas prévias nos bairros do Jaraguá, Ponta Verde, Jatiúca, Pajuçara e muitos outros bairros pela cidade. 

7. História e Museus

A cidade de Maceió também é cheia pontos turísticos históricos e museus, que contam sua história de várias maneiras. A seguir vamos citar alguns dos mais conhecidos:

  • O museu Théo Brandão fala sobre antropologia e folclore do nosso estado e fica localizado no Jaraguá.
  • Em seguida, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas – MISA possui em seu espaço peças que fazem parte do patrimônio audiovisual do Estado de Alagoas. O museu foi fundado no dia 3 de setembro de 1981, e também fica localizado no Jaraguá.
  • Ademais, para fechar essa pequena lista, vamos citar a Pinacoteca Universitária. Localizado no centro da cidade, o espaço é pertencente a Universidade Federal de Alagoas. A Pinacoteca preserva e difunde a memória artística e cultural de Alagoas e, por isso, é possível encontrar exposições tanto fixas quanto temporárias de artistas alagoanos e nacionais em seu acervo.

8. Povo Acolhedor

Por último, mas não menos importante, não poderíamos fechar essa lista de maneira melhor: falando do povo alagoano. Conhecidos por serem acolhedores, alegres e atenciosos, os alagoanos fazem jus à sua terra cheia de encantos e surpresas.

Portanto, quem vem pra cá sente a hospitalidade e o sentimento de pertencimento rapidamente e consegue se sentir em casa. Tudo isso só torna nossa paixão por Maceió ainda maior e,  certamente, te dá mais vontade ainda de voltar pra cidade antes mesmo de sair.

 

Enfim, agora já não lhe faltam mais motivos para conhecer Maceió e se apaixonar por essa terra recheada de atrativos e encantadora na mesma medida. Acompanhe nosso perfil no Instagram e comece hoje mesmo a montar seu roteiro para seus dias nesse paraíso!