Skip to main content
Novidades

Conheça 4 passeios em Alagoas além das praias

By 13 de junho de 2022junho 28th, 2022No Comments

Alagoas é um estado riquíssimo quando o assunto são as belezas naturais, a história e a cultura e engana-se quem pensa que a terra de Marechal Deodoro só tem praias. Do litoral ao sertão, são inúmeras as possibilidades para realizar passeios em Alagoas. 

Se você está com viagem marcada para a nossa terrinha, saiba que por aqui tem passeio para todos os gostos. Por exemplo, se você curte história, vai se encantar com as nossas cidades centenárias e que carregam muito da formação histórica do nosso país.

Os passeios culturais também podem ser uma ótima alternativa para quem quer conhecer a fundo os costumes do nosso estado. 

Independentemente do motivo, Alagoas com certeza vai te encantar com a possibilidade dos inúmeros passeios turísticos. E se você quer mais que conhecer as nossas belas praias, confira o texto até o final e veja 4 passeios em Alagoas. 

 1.Centro histórico de Marechal Deodoro 

Para quem é fã de história, a cidade de Marechal Deodoro é um dos passeios em Alagoas que não podem faltar no seu roteiro de viagem. Isso porque o município, que faz parte da região metropolitana de Maceió, fica a apenas 40 minutos de distância da praia da Jatiúca e do Porto Kaeté Hotel. A seguir, veja algumas atrações!

Casa Museu Marechal Deodoro da Fonseca

Além de estar próxima da capital, a cidade conta com inúmeras casas coloniais muito bem preservadas que lhe renderam o título de Patrimônio Histórico Nacional. Entre essas casas, temos a Casa Museu Marechal Deodoro da Fonseca.

O imóvell pertencia à família do primeiro presidente do Brasil e reúne fotos, objetos e mobílias que pertenciam tanto a Deodoro como à sua mãe. 

Hoje em dia, o acervo conta também com outros objetos civis e militares que estavam no Rio de Janeiro e que pertenceram ao Marechal. Justamente por essa importância histórica, o imóvel é patrimônio tombado. 

Igreja Santa Maria Madalena 

Muito próximo à Casa Museu Marechal Deodoro é possível localizar a Igreja Santa Maria Madalena, uma construção centenária, datada entre os séculos 16 e 17. Com uma arquitetura exuberante, possui o estilo rococó e adereços em pedra Calcária. 

A igreja pertence ao Convento Franciscano de Marechal Deodoro e faz parte do roteiro de turismo sacro em Alagoas

Orla Lagunar de Marechal 

Após passear pela parte histórica de Marechal Deodoro, outro passeio que você pode incluir no seu roteiro é uma visita à orla lagunar da cidade. O espaço é repleto de barracas e restaurantes e fazer uma pausa para almoçar por lá, antes de visitar outros pontos turísticos da cidade, pode ser uma boa pedida. 

 2.Pontal da Barra e passeio das 9 ilhas 

Ainda em Maceió, é possível realizar um passeio pelo charmoso bairro do Pontal da Barra. O passeio é imperdível, principalmente se você é fã de trabalho artesanal. O bairro conta com uma rua conhecida como “rua das rendeiras”, onde é possível apreciar a confecção de belíssimas peças em filé, um típico bordado alagoano. 

No bairro do Pontal, também é possível encontrar bares na orla da Lagoa Mundaú, aproveitar o belíssimo pôr do sol, ou ainda realizar o famoso passeio das 9 ilhas. Este consiste em um passeio de catamarã pela extensão da lagoa e é um programa excelente para quem gosta de apreciar as belezas naturais.

 3.Cachoeira da Tiririca 

Um bom banho de cachoeira sempre ajuda a recarregar as energias, não é mesmo? Entre os passeios em Alagoas que vão muito além das praias, também há opções para quem curte um turismo de aventura. A Cachoeira da Tiririca fica localizada no município de Murici, na Fazenda Boa Sorte, a aproximadamente 56 km de distância de Maceió. 

O local possui 200 hectares, sendo 40 destinados ao turismo, e é considerado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural. A trilha para chegar até a cachoeira tem aproximadamente 2,5 km e possui uma dificuldade moderada, sendo um passeio perfeito para quem é fã de aventura e gosta de ter contato com a natureza. 

 4.Serra da Barriga e Quilombo dos Palmares

Outro grande patrimônio histórico do nosso país, a Serra da Barriga e o Quilombo dos Palmares ficam localizados no Município de União dos Palmares, a aproximadamente 70 km de Maceió. 

O Quilombo dos Palmares representa um marco na luta dos povos escravizados, pois foi a maior comunidade de resistência negra do nosso país. Por lá, é possível conhecer um pouco mais da história da formação sociocultural do Brasil. 

Como deu para perceber, nosso estado possui uma grande riqueza histórica e cultural, e quem vem não pode deixar de aproveitar os inúmeros passeios em Alagoas. 

Se você pretende vir a Maceió, conheça o Hotel Porto Kaeté e fique hospedado em um ponto estratégico para conhecer não apenas as belas praias, como também muitos outros pontos turísticos. Acesse o nosso site e faça a sua reserva.