Como todo mundo sabe, Alagoas é repleta de belezas naturais. Mas se engana quem pensa que a exuberância do nosso estado se restringe ao litoral. Repleta de cenários fascinantes, a terra dos marechais possui excelentes destinos para quem curte o turismo ecológico e de aventura. A prova disso é que há inúmeras trilhas em Alagoas.
Você é aventureiro e gosta de estar em contato direto com a natureza? Com certeza as nossas trilhas vão te fascinar. Além de uma flora deslumbrante, boa parte dos passeios terminam em cachoeiras de águas cristalinas.
Se você está a caminho do nosso estado e pretende se aventurar em meio aos nossos diferentes biomas, confira neste texto 3 trilhas em Alagoas para você aproveitar.
1. Trilha da Cachoeira do Tiririca
Localizada na cidade de Murici, a aproximadamente 50 km da capital alagoana, a Cachoeira do Tiririca é uma das trilhas em Alagoas mais conhecida e frequentada por quem busca aventura.
A trilha fica em um santuário ecológico conhecido como Fazenda da Boa Sorte. Cercado pela mata atlântica, o local possui 200 hectares de fauna e flora nativos do bioma, sendo 40 destinados ao turismo. O espaço fica aberto durante todo o ano, inclusive aos finais de semana e feriados. Por se tratar de um local privado, é necessário pagar uma taxa para ter acesso. Por isso, recomendamos que você entre em contato para obter mais informações.
Com 2,5 km de extensão, é uma trilha que possui dificuldade média, sendo necessário atenção em alguns trechos que podem ser mais escorregadios. No final da trilha, é possível se banhar nas águas refrescantes da Cachoeira do Tiririca.
Se você pretende ir por conta própria, o contato da Fazenda é o (82) 98180.4317 e o instagram é @cachoeiradatiririca. O espaço conta com local para refeições e também com uma pousada para quem deseja passar mais de um dia por lá. Também é possível fazer um bate e volta com agências de ecoturismo, como a @nativusecoturismo, que é especializada nesse tipo de passeio.
2. Trilha da Cachoeira Véu da Noiva
Localizada na cidade de Colônia Leopoldina, a aproximadamente 100 km de Maceió, a trilha da Cachoeira Véu da Noiva, também conhecida como Cachoeira do Tombador, é uma trilha considerada de nível difícil para quem já tem um pouco mais de experiência.
A dificuldade se dá porque parte do trajeto é feito sobre as pedras do rio Jacuípe. A cachoeira tem uma queda d’água de aproximadamente 150 metros de altura, com um cenário e uma vista exuberante. O passeio também é realizado pela empresa @nativusecoturismo.
3. Trilhas da Cachoeira do Anel
A Cachoeira do Anel possui mais de uma trilha de acesso com diferentes níveis de dificuldade. Localizada no município de Viçosa, a 86 quilômetros da capital Alagoana, o acesso mais fácil se dá pelo Povoado do Anel.
Por lá, boa parte do trajeto pode ser percorrida de carro e a trilha é considerada fácil. Portanto, se você pretende ir com crianças ou com pessoas que tenham mobilidade reduzida, esse caminho é o mais recomendado.
No entanto, se você gosta de se aventurar pela mata atlântica o acesso pela Fazenda Baixa Funda é o mais recomendado, a trilha é mais longa e com um nível de dificuldade maior, pois é preciso andar entre as pedras do rio e por dentro da mata.
Essa trilha pode ser feita com o próprio pessoal da Fazenda, basta entrar em contato para agendar. Além disso, o espaço conta com pousada para quem quiser aproveitar por mais de um dia. A Cachoeira do Anel possui mais de uma queda d’água, além de contar com espaço para quem gosta de praticar rapel.
Se você chegou até aqui, confira também no nosso blog o texto sobre turismo histórico em Alagoas. Acompanhe também o nosso Instagram e fique por dentro de todas as nossas novidades.