Não é segredo para ninguém que Alagoas é um estado rico quando o assunto são as belezas naturais. No entanto, não são só as belas praias que encantam quem passa por aqui. Isso porque, a cultura alagoana é uma das mais diversificadas do nosso país. O artesanato, as inúmeras expressões populares e a culinária alagoana são coisas que fascinam qualquer pessoa que visita o estado.
Alagoas possui uma grande tradição gastronômica, com receitas que fazem uso de ingredientes locais, o que torna a culinária alagoana excepcional com pratos que possuem características únicas e inerentes ao nosso estado.
Se você está a caminho de Maceió e quer conhecer nossos pratos e ingredientes típicos, esse texto é para você! Leia até o final e confira quais são as nossas delícias gastronômicas.
Sururu
Não tem como falar de culinária alagoana sem citar o nosso principal ingrediente regional. O sururu é um molusco encontrado nas inúmeras lagoas do nosso estado, é utilizado em diversos pratos alagoanos, como por exemplo:
Sururu ao coco
Nessa receita, o sururu é feito com diversos ingredientes como alho, pimentão, cebola, pimenta, tomate, temperos da região e, claro, o coco. Diferente de outras receitas do nordeste, o sururu ao coco alagoano é mais espesso, tendo a consistência de um creme.
Sururu no capote
O sururu no capote é outra receita típica de Alagoas, cozido com a casca, possui um caldo menos espesso, é feito com o leite de coco, legumes e temperos da região. Servido em uma cuia de madeira, tem como acompanhamentos o arroz, a farofa e o limão fatiado.
Camarão
Outro ingrediente muito utilizado na culinária alagoana é o camarão. Por se tratar de um estado litorâneo, a comercialização e o consumo desse ingrediente é muito comum em todas as regiões de Alagoas
As receitas com esse fruto do mar são diversas: tem o bobó de camarão, o camarão no alho, a camarãozada e muitos outros. Porém, aqui em Alagoas, a receita mais pedida pelos turistas é o famoso chiclete de camarão.
Uma mistura de camarão com muito queijo derretido, leva esse nome devido a sua consistência.
Pituzada
Como deu para perceber, os frutos do mar e das lagoas são o ponto forte da culinária alagoana. A pituzada é um prato feito com o lagostim, uma lagosta de água doce. Possui a consistência de um caldo mais espesso, sendo preparado com leite de coco, extrato de tomate, farinha de mandioca, legumes e temperos regionais. Servida com acompanhamentos como arroz e pirão.
Siri
O siri é mais um a integrar a lista de receitas com frutos do mar, os restaurantes da região produzem inúmeros pratos com essa iguaria.
Siri mole ao coco
O siri mole ao coco é um mais um prato regional que leva ingredientes retirados do mar e das lagoas do estado. Também é conhecido como moqueca de siri mole, é feito com leite de coco, siri mole refogado, farinha de mandioca, alho, cebola, pimentão e temperos regionais.
Por se tratar de um prato típico alagoano, é comum encontrá-lo nos cardápios dos mais diversos restaurantes do nosso estado.
Casquinha de siri
Outro prato fácil de encontrar em todo o litoral alagoano são as famosas casquinhas de siri. Cozida com a carne do siri refogada e temperada com outros ingredientes, essa iguaria é servida diretamente na carapaça do siri: vem daí o nome da receita.
Logo, a casquinha de siri além de ser servida em restaurantes, também pode ser encontrada em bares, uma vez que muitas pessoas consomem essa iguaria como petisco.
Além desses ingredientes, há muitos outros que fazem parte da culinária alagoana. Por exemplo o cuscuz, a tapioca, o milho, o mel de engenho, a macaxeira e muitos outros que tornam a gastronomia do nosso estado extremamente rica e diversificada.
Se você está a caminho de Maceió, reserve o seu hotel próximo aos principais restaurantes regionais da cidade. Acesse agora Porto Kaeté Hotel, confira as nossas acomodações, faça a sua reserva e venha saborear a rica culinária alagoana.