
Agosto, o mês em que celebramos o folclore, é a oportunidade perfeita para mergulhar nas ricas histórias e tradições que moldam a identidade de um lugar. Em Alagoas, no entanto, essa celebração ganha um sabor especial, e o Porto Kaeté Hotel se destaca como um guardião e promotor do que há de mais autêntico na cultura local. Nosso hotel preza por honrar as raízes e celebrar o DNA brasilidade, e isso começa já no nosso próprio nome.
Quer saber mais sobre como as manifestações alagoanas estão presentes no Porto Kaeté? Então, continue a leitura do post até o final e confira.
Herança cultural no nome
O nome Porto Kaeté é uma homenagem direta aos Caetés, um dos primeiros povos indígenas a habitar a região onde hoje é Alagoas. A palavra “Kaeté”, de origem tupi-guarani, significa “mata verdadeira” ou “mata densa”, refletindo a profunda conexão desse povo com a natureza.
Os Caetés, que se estabeleceram ao longo dos rios e praias do litoral sul de Alagoas, eram conhecidos por sua resistência e uma cultura rica em rituais e tradições. Eles viviam da caça e da pesca, utilizando arcos, flechas, arapucas, redes e anzóis de ossos. Além disso, praticavam a agricultura, cultivando milho, feijão, fumo e mandioca, e eram hábeis na confecção de redes e panelas de barro.
DNA Brasilidade nos detalhes
Durante todo o ano, a decoração do Porto Kaeté ajuda a contar a história e os hábitos do povo que primeiro habitou essas terras. São, por exemplo, quadros, esculturas, peças de mobiliário e obras de arte que transmitem o DNA brasilidade na recepção, nos corredores, no nosso restaurante e também nos quartos.
Tudo, é claro, combinando muito bom gosto e conforto para você se sentir bem acolhido e abraçado enquanto estiver conosco.
Sabores repletos de cultura
O projeto Pizza Kaeté, no restaurante do hotel, tem como proposta apresentar a cultura alagoana em sabores de pizza super especiais.
As pizzas são feitas com massa de fermentação natural e levam ingredientes locais na preparação. Além disso, os nomes que elas recebem no cardápio remetem às tradições alagoanas. Conheça agora os sabores que fazem parte do projeto.
Reisado
É uma manifestação popular composta por canto, danças e declamações de poesia. Por conta dessa variedade, aliás, é classificado como uma revista popular. Ganha destaque, sobretudo, entre 24 de dezembro e 6 de janeiro, quando os artistas, representando os reis magos, se apresentam de porta em porta anunciando o nascimento de Jesus Cristo.
A pizza Reisado conta com molho de tomate, queijo muçarela, queijo parmesão, manjericão e tomate.
Chegança
A chegança surgiu da união de reisados alagoanos, no final dos anos 1920. Ela representa artisticamente a luta entre os mouros infiéis, seguidores de Maomé, contra os cristãos.
A pizza Chegança leva molho de tomate, queijo muçarela, linguiça calabresa fatiada e cebola.
Pastoril
É considerado o mais conhecido e divulgado folguedo popular do estado. É uma fragmentação dos Presépios, originários de autos portugueses.
A pízza Pastoril conta com molho de tomate, queijo muçarela, carne de sol desfiada e queijo catupiry.
Taieiras
É uma dança-cortejo de caráter afro-brasileiro como forma de louvar São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, padroeira dos pretos.
A pizza Taieiras leva molho de tomate, queijo muçarela, catupiry, provolone e gorgonzola.
Guerreiros
O guerreiro é um folguedo alagoano formado por 36 personagens. Todos eles são identificados por chapéus, geralmente em formato de igrejas, catedrais e palácios, decorados com fitas coloridas, espelhos, diademas e coroas.
A pizza Guerreiros conta com molho de tomate, queijo muçarela, frango desfiado e queijo catupiry.
Agora que você já sabe como o Porto Kaeté valoriza as manifestações alagoanas, venha aproveitar o mês do folclore aqui no hotel. Faça sua reserva e esteja em uma localização privilegiada de Maceió, a apenas uma quadra da praia.