Muita gente que visita Maceió não sabe que, por aqui, aos finais de semana e feriados a prefeitura interdita o fluxo de carros em uma das principais avenidas da orla da Ponta Verde. Dessa forma, o espaço fica aberto apenas para pedestres e ciclistas. A famosa rua aberta em Maceió é uma ação que segue o exemplo de outras grandes cidades do Brasil e do mundo.
A ideia é criar mais espaços para que a população aproveite momentos de lazer. Assim como acontece na Avenida Paulista ou no famoso Minhocão, em São Paulo, a rua aberta em Maceió se tornou uma atração para os mais variados públicos.
E a exemplo das outras cidades, por aqui também é possível encontrar muitas atividades culturais, esportivas e de lazer ao longo de toda a extensão da avenida. Portanto, se você está a caminho da capital alagoana e quer saber o que fazer na rua aberta em Maceió, confira o texto até o final!
Praticar esportes
Muitas pessoas aproveitam os finais de semana na rua aberta para andar de bicicleta, patins, patinete e skate. Isso porque, ao longo de toda a avenida, existem espaços reservados para as práticas dessas atividades. Além disso, há também locais onde é possível alugar bicicletas de tamanhos variados e triciclos.
Também é muito comum ver pessoas caminhando e correndo na rua aberta em Maceió. E não para por aí: como há inúmeros coqueiros e árvores por toda a extensão da avenida e do canteiro central, também há quem pratique slackline, uma atividade física que consiste em tentar se equilibrar em cima de uma fita flexível.
No espaço também há grupos como o Suor e bem estar que promovem aulões de dança, alongamento, jump, práticas de yoga, funcional, beach tênis e muito mais.
Visitar pontos turísticos
Para quem quer tirar folga da atividade física, visitar os pontos turísticos da rua aberta é uma ótima opção. Afinal, a interdição do tráfego de veículos na Avenida Silvio Viana começa pertinho do Pavilhão e da feirinha do Artesanato, na orla da Pajuçara, e segue até outro ponto turístico da capital, o recém inaugurado Marco dos Corais.
No pavilhão e na feirinha do artesanato é possível encontrar inúmeros produtos alagoanos para você levar como lembrança da nossa terrinha e presentear seus familiares e amigos. Um pouco mais adiante, é possível tirar fotos na famosa cadeira gigante de Maceió. No entanto, especialmente na alta temporada, é possível que você enfrente uma pequena fila para registrar o monumento, cujo acesso é gratuito.
Um pouquinho mais a frente fica o letreiro “Eu amo Maceió”, também bastante visado pelos turistas. Mas por lá dificilmente há filas. Seguindo adiante, já é possível avistar o Marco dos Corais, recentemente inaugurado.
O Marco dos Corais foi construído na área onde de 1960 a 2005 funcionou o Alagoinhas, antigo clube privado da elite alagoana. A partir de 2015, o projeto começou a ter andamento e no local foi construído um mirante sobre o mar, com direito a passarela com transparência, possibilitando aos visitantes uma maior observação da vida marinha e dos belíssimos corais da Ponta Verde.
Do Marco dos Corais é possível avistar outro ponto turístico da capital: o Farol da Ponta Verde. Se você curte aventuras, saiba que em dias de maré baixa é possível caminhar mar adentro até o farol.
Curtir apresentações culturais
Por fim, a rua aberta em Maceió é repleta de atividades culturais, todos os domingos. A banda da Polícia Militar de Alagoas, por exemplo, anima quem passa por lá com um repertório dançante e atual.
Outras ações ocasionais são realizadas pela Prefeitura de Maceió e pelo Governo do Estado em datas comemorativas, a exemplo dos shows no Carnaval, São João e dia das crianças. Vale ficar de olho no instagram da prefeitura e do governo.
Agora que você já sabe o que pode fazer ao longo da rua aberta em Maceió, que tal reservar um hotel pertinho de tudo isso? Acesse agora o site do Porto Kaeté Hotel e confira nossas acomodações.