Skip to main content
Cultura alagoana

Raíz indígena: como o Porto Kaeté valoriza as origens alagoanas

By 15 de abril de 2024abril 19th, 2024No Comments
porto-kaeté-raiz-indígena
porto-kaeté-raiz-indígena

Foto: Kaio Fragoso

Abril é o mês em que celebramos o povo indígena. E essa data não passa em branco aqui no Porto Kaeté . Nosso hotel honra as raízes alagoanas e brasileiras desde seu nome: uma homenagem a um dos povos indígenas que habitavam Alagoas quando os colonizadores chegaram: os caetés.

Por esse motivo, várias ações são feitas durante o mês para homenagear a cultura do povo caeté e reforçar nossa proposta de transmitir o DNA brasilidade. Quer saber mais quais são essas ações? Então, continue a leitura desse post até o final e confira.

História do povo caeté

O nome do hotel é uma homenagem aos primeiros habitantes de Alagoas, o povo indígena Kaeté. Palavra em tupi-guarani que significa “mata verdadeira”, “mata densa” ou ainda “mata virgem”, “que nunca foi roçada”.

Estima-se que o povo Kaeté era formado por 75 mil indígenas. Eram conhecidos, sobretudo, por sua personalidade forte e pela forma enérgica como defendiam suas terras dos invasores brancos.

Decoração

Durante todo o ano, a decoração do Porto Kaeté ajuda a contar a história e os hábitos do povo que primeiro habitou essas terras. Fazem parte dos nossos ambientes, por exemplo, quadros, esculturas, peças de mobiliário e obras de arte que transmitem o DNA brasilidade na recepção, nos corredores, no nosso restaurante e também nos quartos.

Tudo, é claro, combinando muito bom gosto e conforto para você se sentir bem acolhido e abraçado enquanto estiver conosco.

Cardápio especial

Durante o mês de abril, o restaurante Kaeté, que fica dentro do nosso hotel, vai ofertar um cardápio especial, repleto de pratos preparados com ingredientes indígenas.

Às quartas-feiras, por exemplo, o grande destaque são as raízes. Há, inclusive, um storytelling para que os hóspedes fiquem por dentro da história daquele alimento que está sendo oferecido.

Diversos pratos com origem indígena completam o cardápio especial, como a tapioca e o bolo de massa puba. 

Mimos

Por fim, no mês Kaeté os nossos hóspedes também são presenteados com alguns mimos que reforçam nosso laço com a origem indígena. Algumas delícias da culinária indígena são distribuídas, como cocadas, paçoca, bolo de macaxeira e suco de caju.

Junto desses quitutes incríveis, você vai conhecer a história por trás das preparações e absorver ainda mais conhecimento sobre os povos originários.

Ao vir a Maceió, escolha um hotel que honra suas raízes e que leva não só conforto e acolhimento, mas também promove uma imersão cultural a você. Escolha o Porto Kaeté. Faça sua reserva agora diretamente em nosso site. E, para dicas sobre o que fazer em Maceió, confira outros posts do nosso blog.

2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido