Skip to main content
Culinária alagoana

Culinária indígena: Porto Kaeté homenageia povo originário de Alagoas

By 19 de abril de 2024No Comments
culinária-indígena
culinária-indígena

Foto: Reprodução/Shutterstock

Você já viu aqui no blog a história por trás do nosso nome. Por aqui, homenageamos os primeiros habitantes de Alagoas também por diversas ações dentro do nosso hotel.

Uma dessas ações é a presença de ingredientes e pratos da culinária indígena no cardápio do restaurante Kaeté. Quer saber mais sobre as iguarias que você encontra aqui? Então, continue a leitura do post até o final e confira.

Tapioca

A tapioca é um alimento com origem no povo indígena que vivia entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Feita a partir da goma de mandioca, é considerada um prato muito versátil, pois pode receber diversos tipos de recheios, entre doces e salgados.

Seu preparo envolve a hidratação da goma, que é peneirada e disposta sobre uma frigideira. Em seguida, a goma é aquecida até formar uma espécie de panqueca, pronta para receber o recheio.

Beijú

Muitos confundem a tapioca com o beijú. No entanto, enquanto a primeira é feita com a goma da tapioca, o segundo é feito com mandioca integral e, portanto, tem mais nutrientes e um aroma mais forte.

Assim como a tapioca, o beijú também tem origem indígena.

Bolo de massa puba

A massa puba é mais um alimento de origem indígena que faz parte da culinária brasileira. Ela é obtida a partir da mandioca, que fica de molho em um recipiente com água durante 1 semana.

Além disso, a massa puba é um dos principais ingredientes de outra delícia: o bolo de massa puba. Com textura única e sabor irresistível, esse bolo é uma espécie de janela que vai transportar você à história e às formas de preparo do povo originário brasileiro e alagoano.

Filé de peixe ao Porto Kaeté

É claro que em um cardápio inspirado na cultura indígena não poderia faltar o peixe. O filé de peixe ao Porto Kaeté é assado na chapa e servido com arroz de brócolis e um delicioso purê de batatas.

Além disso, por estarmos em uma cidade litorânea, aqui você vai comer um peixe fresquinho, o que vai agregar um sabor mais especial às suas refeições.

Xequeté, suco de caju e de mangaba

Entre as bebidas do nosso cardápio especial, estão, por exemplo, o xequeté e os sucos de caju e mangaba. O xequeté é preparado com cravo, maracujá, canela e gengibre.

Enquanto isso, o caju marca presença por ser uma fruta nativa do Brasil, especialmente da região Nordeste, onde o cajueiro era amplamente presente.

Por fim, outra opção super especial para refrescar do calor de Maceió é o suco de mangaba. A palavra mangaba, aliás, é de origem indígena e significa “coisa boa de comer”. A mangabeira, árvore que dá origem ao fruto, é muito presente no litoral nordestino.

Essas são algumas delícias da culinária indígena presentes no cardápio do Porto Kaeté como forma de homenagear o povo originário de Alagoas. Faça um mergulho na brasilidade e na cultura do nosso país. Ao vir a Maceió, hospede-se no Porto Kaeté!

2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido