Skip to main content
Novidades

Descubra a história do Farol da Ponta Verde

By 22 de maio de 2023No Comments
viagem-para-maceió

Ao pesquisar sobre Maceió, você deve ter visto alguma foto do Farol da Ponta Verde. O equipamento é um símbolo da cidade, presente em cartões-postais e toda sorte de conteúdos envolvendo a cidade.

Mas qual a história desse monumento? Quando foi construído e qual era sua função? Se quer saber tudo isso, continue, então, a leitura do post e descubra essas e outras curiosidades.

Origem

O registro mais antigo sobre a existência de um farol na região é da Revista Marítima Brasileira, na edição do segundo semestre de 1891. Segundo a publicação, a estrutura havia sido inaugurada em 1856. Mas não tinha as características da presente no mar hoje.

O farol como conhecemos foi inaugurado somente em 1949, pelo então governador de Alagoas na época, Silvestre Péricles. Foram aproveitadas as estruturas de concreto utilizadas em 1940 pelo Conselho Nacional de Petróleo (CNP), que realizou perfurações em busca do combustível fóssil naquela região.

Características

O Farol da Ponta Verde possui 13 metros de altura e 50 centímetros de diâmetro. Sua luz tem um alcance de 13 milhas náuticas. É de alvenaria e sua fundação é em concreto armado. Foi pintado em listras horizontais nas cores branca e vermelha.

A partir de sua inauguração, passou a operar por meio de um sistema que utilizava gás acetileno. Em 1986, foi eletrificado. O lampejo branco que transmite todas as noites, até hoje, possui uma intensidade de quase 4 mil candeias. Para se ter uma ideia, uma vela comum, por exemplo, possui a intensidade de apenas 1 candeia.

Outra característica importante é que o farol da Ponta Verde se comunica com o farol do Jacintinho, bairro da parte alta da cidade. 

Importância

Publicações marítimas mais antigas falam sobre uma série de encalhes e afundamentos de embarcações que aconteciam no mar da Ponta Verde por conta dos recifes de corais. Assim, o farol teve importância fundamental na navegabilidade

Hoje, no entanto, o equipamento virou também um símbolo da cidade e um ponto turístico a ser visitado por pessoas de todo o mundo que vem à Maceió. Isso é possível nos momentos de maré baixa, onde dá para ir caminhando mar adentro até a construção. 

A vista da cidade do ponto onde está o farol é única. Além disso, há piscinas naturais formadas pelos recifes de corais. O principal cuidado é em relação ao horário, para que a maré não suba antes que você chegue de volta à faixa de areia. Além disso, é bom ir com sandália, já que há bastante ouriços na região.

O Farol da Ponta Verde fica a aproximadamente 20 minutos a pé e 5 minutos de carro do Porto Kaeté Hotel. Então, venha conhecer esse e outros pontos turísticos encantadores de Alagoas, além das nossas belezas naturais, gastronomia e artesanato. Garanta agora mesmo sua reserva aqui no Porto Kaeté. E, para mais dicas sobre a cidade, continue de olho no nosso blog.

2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido