Skip to main content
Dicas de viagem

Hotel ou pousada? Entenda quais são as diferenças!

By 12 de dezembro de 2022janeiro 6th, 2023No Comments
hotel-ou-pousada

Muitas pessoas possuem dúvidas na hora de escolher entre hotel ou pousada. No geral, isso ocorre porque os dois tipos de estabelecimentos possuem a mesma finalidade: oferecer hospedagem para turistas. 

No entanto, é importante destacar que apesar de cumprirem a mesma função, esses dois tipos de estabelecimentos possuem características diferentes e também costumam atender a públicos diversos. 

Pensando em auxiliar turistas que possuem dúvidas sobre esses dois tipos de hospedagem, nós do Porto Kaeté Hotel preparamos esse conteúdo para te fazer entender as principais diferenças entre hotel e pousada. 

Portanto, se você pretende viajar, mas ainda não sabe qual tipo de hospedagem escolher, confira o texto até o final e saiba mais! 

Tamanho 

Para começar vamos falar da principal diferença entre hotel ou pousada. Isso porque o tamanho é uma das principais características na hora de classificar o estabelecimento

No geral, as pousadas tendem a ser menores, tanto no que diz respeito à estrutura como no que diz respeito à capacidade de hospedagem. Desse modo, pousadas possuem no máximo 30 quartos, enquanto os hotéis podem chegar a mais de 200. 

Além disso, pousadas tendem a ser horizontais e possuem no máximo três andares. Já os hotéis costumam ser verticais e podem chegar a 100 andares. E as diferenças de tamanho não param por aí: as pousadas em geral podem ter acomodações divididas em quartos, cabanas, chalés, casas, entre outros formatos. O hotel, no entanto, é dividido apenas em quartos ou apartamentos. 

Estrutura 

Além da diferença nos tamanhos, há também a questão da estrutura na hora de classificar se um estabelecimento é um hotel ou pousada. Isso ocorre pois, como as pousadas são menores, possuem uma estrutura menor e com menos serviços. 

Por exemplo, nem todas as pousadas contam com restaurante ou oferecem serviços como café da manhã. Além disso, há pousadas que não possuem espaços de lazer como piscina, bar, recreação, espaços de convivência, serviço de quarto, entre outros. 

Sendo assim, os hotéis tendem a ter uma estrutura mais completa, bem como um número maior de serviços e funcionários, o que costuma proporcionar mais conforto e agilidade quando há solicitações. 

Outro ponto quando se trata de estrutura, é que nem todas as pousadas oferecem trocas de toalhas, de roupas de cama e podem não dispor de TV, ar condicionado e frigobar. Mas esses itens frequentemente estão presentes nos quartos de hotéis. 

Há ainda pousadas que não possuem banheiro privativo, o que faz com que haja menos privacidade para os hóspedes. 

Serviços

Quando se trata de serviços, os hotéis possuem destaque, uma vez que costumam oferecer um número maior de comodidades. Por exemplo: estacionamento, restaurantes, piscinas, serviço de quarto, espaço fitness, salas para reuniões, bares, entre outros. 

Há ainda a diferença nos quartos, que costumam ser maiores e ter um mobiliário mais completo. Além disso, no Porto Kaeté Hotel nossos hóspedes contam com room service 24 horas, bem como com os serviços de um concierge. 

Custo-benefício

Avaliar o custo-benefício é fundamental na hora de decidir entre um hotel ou uma pousada. Afinal, é necessário considerar qual a finalidade da viagem, bem como quais serviços são indispensáveis para você. 

Sendo assim, se você viaja a passeio e procura por lazer e diversão, considere uma hospedagem que te ofereça opções de entretenimento. Dessa forma, você não precisará pagar a mais para curtir a viagem. 

De toda forma, o que mais precisa ser considerado são as especificações e desejos de quem vai se hospedar. Desse modo, indicamos que você procure por lugares conhecidos e bem avaliados, como o Porto Kaeté Hotel. 

Se você está a caminho de Maceió, que tal conferir todos os nossos serviços e acomodações? Acesse agora o nosso site e faça a sua reserva.

2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido