Skip to main content
Novidades

Conheça 4 escritores alagoanos

By 10 de abril de 2023maio 3rd, 2023No Comments
escritores-alagoanos

Alagoas é berço de grandes escritores. Suas obras encantam gerações de brasileiros e são referência para diversos autores contemporâneos. Algumas pessoas, aliás, desconhecem a origem alagoana desses grandes nomes.

Então, para você ficar por dentro de como o estado respira literatura, separamos aqui 4 escritores alagoanos para você conhecer melhor e ir em busca de suas obras. Continue a leitura até o final e confira!

1. Graciliano Ramos

Nascido em Quebrangulo, cidade do interior de Alagoas, Graciliano Ramos foi um escritor e jornalista do modernismo brasileiro. Sua primeira obra foi publicada quando tinha apenas 12 anos, no jornal da sua escola, e se chamava O Pequeno Pedinte.

Atuou como revisor de vários jornais do país, entre eles Correio da Manhã, O Século e A Tarde. Sua obra mais emblemática é Vidas Secas (1938), onde retrata uma família de retirantes do sertão nordestino, junto com uma cadela e um papagaio de estimação.

2. Aurélio Buarque de Holanda

Membro da Academia Brasileira de Letras, Aurélio Buarque de Holanda é um alagoano da cidade de Passo de Camaragibe, no litoral norte do estado. Fez parte de um grupo de intelectuais que possuía grande influência literária no nordeste, junto com Raquel de Queiroz, José Lins do Rego, entre outros.

Atuou na imprensa carioca, escrevendo contos e artigos publicados. No entanto, foi em 1941 que deu início à atividade de lexicógrafo, que iria se destacar em sua trajetória. Foi colaborador, por exemplo, do “Pequeno dicionário da língua portuguesa” e, mais de 30 anos depois, lançou o “Novo dicionário da língua portuguesa”, em 1975.

Esse último ficou mais conhecido como o “dicionário aureliano” e o levou a palestrar em todo o mundo sobre as sutilezas e particularidades da língua portuguesa.

3. Jorge de Lima

Jorge de Lima foi escritor, artista plástico, professor e médico alagoano. Natural de União dos Palmares. É mais um dos escritores alagoanos que pertenceu à segunda fase do modernismo brasileiro, assim como Graciliano Ramos. É conhecido também como o “príncipe dos poetas alagoanos”.

Escreveu ensaios, peças de teatro, romances e biografias, sempre com foco na cultura brasileira, com destaque para aspectos sociais do regionalismo e da religião . Membro da Academia Alagoana de Letras, se candidatou 6 vezes a uma cadeira na Academia Brasileira, sem sucesso.

Entre suas obras mais conhecidas estão, por exemplo, O Anjo (1934), A Mulher Obscura (1939), Poemas Negros (1947) e Invenção de Orfeu (1952).

4. Guimarães Passos

Sebastião Cícero Guimarães Passos nasceu em Maceió, em 1867. Aos 19 anos foi para o Rio de Janeiro, onde participou do grupo formado por Olavo Bilac, Paula Ney, José do Patrocínio, Luís Murat e Artur Azevedo.

Escreveu para alguns veículos de imprensa como A Semana, Gazeta da Tarde e Gazeta de Notícias, utilizando pseudônimos. Após a Proclamação da República, em 1893, aderiu ao governo revolucionário, lutando contra outro alagoano, o Marechal Floriano Peixoto.

Foi um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras. Parnasiano, entre suas principais obras estão Versos de um Simples (1891), Hipnotismo (1900), Horas Mortas (1901), Dicionário de Rimas (1905) e Tratado de Versificação (1905).

Você acabou de conhecer 4 escritores alagoanos. Ao vir a Maceió, você pode aproveitar e tirar uma foto ao lado das estátuas desses ilustres autores. As estátuas de Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda estão localizadas à beira-mar de Ponta Verde e Pajuçara, enquanto a de Jorge de Lima está na praça Sinimbu, no Centro, em frente à casa onde o autor morou.

Saiba mais sobre a cultura, história e atrações turísticas de Maceió. Continue de olho no blog do Porto Kaeté.

2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido