Skip to main content
Novidades

Cultura popular alagoana: descubra nossas expressões artísticas

By 22 de julho de 2022No Comments
cultura popular alagoana

Todo mundo já sabe que Alagoas é um estado belíssimo, com praias paradisíacas de águas calmas e cristalinas, areia branquinha e coqueirais! Mas você sabia que Alagoas também é culturalmente rica? Pois é, são inúmeras as expressões da cultura popular alagoana. 

Folguedos, pastoril, guerreiros, coco de roda, bumba meu boi, maracatu, reisado, são apenas algumas das mais de 25 expressões da cultura popular, que mostram o quanto nosso estado é diverso e rico em artes, saberes e manifestações culturais. 

Se você vem a Alagoas não pode deixar de conhecer toda a nossa diversidade cultural, por este motivo preparamos esse texto para que você fique por dentro de todas as expressões da cultura popular alagoana, confira até o final! 

Folguedos

Quando o assunto são as festas populares, Alagoas esbanja diversidade! Os folguedos são o ponto alto da cultura popular alagoana e, se você não sabe o que é, fica tranquilo que vamos explicar! 

Com origem folclórica e religiosa, com traços de religiões afro e do catolicismo, os folguedos são festas populares caracterizadas pelas letras temáticas, danças e ritmos que acontecem durante todo o ano aqui no estado de Alagoas. 

As inúmeras expressões artísticas são conhecidas dessa forma. Entretanto, cada uma possui uma caraterística e uma história diferente, sendo assim, explicaremos a seguir. 

Pastoril 

O Pastoril é um folguedo natalino, realizado do início do ciclo natalino até o dia de reis. Essa expressão artística da cultura popular alagoana tem o objetivo de celebrar o nascimento de Cristo, encenando o lado religioso com apresentações dançantes, com trajes característicos. 

Os principais personagens desse folguedo são a mestra, a contramestra, a camponesa, o belo anjo, o pastor, o velho e as pastoras. As apresentações muitas vezes visam angariar fundos para obras sociais. 

Do litoral ao sertão, Alagoas possui inúmeros grupos de pastoril e com certeza se você vier ao estado no período natalino poderá prestigiar essa manifestação da nossa cultura. 

Coco de roda 

O coco de roda é um dos folguedos mais antigos de Alagoas. Essa expressão artística tem raízes africanas e é caracterizada por ser uma dança cantada, acompanhada da batida dos pés ou do tropel. 

É mais presente no período junino. No entanto, é possível encontrar grupos e apresentações de coco de roda durante todo o ano em Alagoas. 

Guerreiro alagoano 

Outra grande manifestação da cultura popular alagoana são as apresentações do Guerreiro Alagoano. A expressão artística surgiu entre 1927 e 1929 e conta com a participação de dançadores e cantadores que interpretam diferentes personagens. 

Entre eles, rei, rainha, mestre, contramestre, Lira, Índio Peri e seus vassalos, Palhaço, Mateus, Sereia, Estrela de Ouro, Estrela Brilhante, Estrela Republicana, Banda da Lua e as “figuras”.

O charme dessa manifestação cultural fica por conta dos chapéus utilizados junto aos trajes coloridos. O acessório tem o objetivo de identificar cada personagem e possuem formas de palácios, igrejas, catedrais, sendo enfeitado com espelhos, fitas, coroas, entre outros adereços. 

Fandango

Essa expressão da cultura popular alagoana é composta por danças, músicas, anedotas, ditos, lendas e orações que retratam a odisseia marítima dos navegadores. Portanto, costuma relembrar as dificuldades enfrentadas, bem como, o heroísmo dos marinheiros. 

Um dos grupos de fandango mais conhecidos do estado é o do bairro do Pontal da Barra, que reúne componentes de 5 a 85 anos de idade. O grupo ensaia aos sábados na Colônia de Pescadores do bairro.   

Deu pra ter uma noção do quão diversa é cultura popular alagoana, não é mesmo? Se você chegou até aqui e quer saber mais sobre a cultura alagoana, confira nosso post apresentando locais de turismo histórico do nosso estado

 

2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido