Skip to main content
Cultura alagoana

Descubra museus em Maceió que você não pode deixar de conhecer

By 6 de março de 2023março 20th, 2023No Comments
palácio-dos-martírios

Viajar é descansar, relaxar, conhecer belezas naturais e entrar em contato com a natureza. Mas também é descobrir a história, artesanato e cultura de um lugar. E se você pensa em vir à Alagoas, saiba que existem museus em Maceió que você não pode deixar de conhecer.

Quer saber quais são eles? Então, continue a leitura do post até o final e confira.

Memorial à República

O Memorial à República está localizado no bairro do Jaraguá, na mesma avenida onde se encontra o Théo Brandão, a cerca de 15 minutos do hotel. Ele foi construído em uma área de 2500 metros quadrados, em homenagem à Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto: os dois primeiros presidentes do Brasil, ambos alagoanos.

O espaço conta com duas estátuas de bronze dos ex-presidentes, uma exposição composta pelo acervo do Museu da República do Rio de Janeiro, vista para o mar e as 27 bandeiras dos estados brasileiros e do Distrito Federal.

A visitação acontece de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados e domingos, no entanto, das 8h às 20h. Mais informações pelo telefone (82) 3315-7869.

Museu do Comércio de Alagoas

O Museu do Comércio de Alagoas está situado na Associação Comercial, prédio histórico da cidade, presente também no bairro de Jaraguá. É composto por um amplo acervo de móveis, utensílios de época e iconografia de alta resolução.

Há, ainda, uma coleção de moedas que ajuda a contar as mudanças, desde o primeiro padrão monetário brasileiro, até o real.

Ao mesmo tempo, o museu conta com uma área que expõe a história do bairro de Jaraguá, o processo de desenvolvimento, lojas, casarios e moradores.

A visitação acontece de segunda à quarta das 8h às 17h, quintas de 8h às 14h e sextas de 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (82) 3597-8550.

Museu da Imagem e do Som (MISA)

Localizado a aproximadamente 10 minutos do Porto Kaeté, o MISA foi idealizado pelo teatrólogo Bráulio Leite Júnior e inaugurado em 3 de setembro de 1981. 

É um paraíso para os apaixonados por instrumentos históricos e aparelhos de audiovisual, uma vez que conta com aparelhos de som, de filmagem, estúdio com discos de vinil e livros que ajudam a contar a história do setor.

Você pode visitar o MISA de segunda a sexta, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (82) 3315-7882.

Museu Floriano Peixoto

O Museu Floriano Peixoto é também conhecido como Palácio dos Martírios, localizado na praça dos Martírios, no Centro de Maceió, distante 17 minutos do Porto Kaeté. Até 2006, aliás, foi sede do governo de Alagoas.

Entre os itens que fazem parte do acervo, estão móveis do século XIX e XX, peças valiosas e espaços que foram palco de decisões importantes na história do estado.

A visitação acontece de terça a sexta, das 9h às 15h. Mais informações pelo telefone: (82) 3315-7874.

Esses são alguns dos museus em Maceió que você não pode deixar de conhecer. Quer saber o que mais você encontra aqui? Confira, então, outros posts do nosso blog. E não deixe de garantir sua reserva no Porto Kaeté Hotel.

2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido