Skip to main content
Cultura alagoana

Ilha do Ferro: conheça esse polo cultural de Alagoas

By 17 de janeiro de 2024No Comments
Ilha-do-Ferro

Joia do sertão alagoano, banhada pelas águas do Rio São Francisco, a Ilha do Ferro é um verdadeiro berço cultural. Parte do município de Pão de Açúcar, a 235 km da capital Maceió, não é de fato uma ilha, mas um povoado com acesso por terra e por água. O nome teria surgido por conta de uma ilhota presente na região.

Quer entender por que esse lugar é tão importante, especialmente para quem curte turismo cultural, e o que você encontrará por lá? Então, continue a leitura desse post até o final.

Artesanato

Com aproximadamente 500 habitantes, a Ilha do Ferro possui ruas contemplativas e uma atmosfera de vila. Ao caminhar por suas ruas, você irá encontrar várias artesãs bordando na porta de casa, formando, dessa forma, uma paisagem característica da região.

O bordado característico da Ilha do Ferro é o boa noite, que recebe esse nome por conta de uma flor presente com abundância no semi-árido. Praticado principalmente pelas mulheres da região, as peças de boa noite contam com flores e barcos que transmitem os elementos presentes no povoado e que ajudam a contar sua história.

Além do bordado, outra tradição da Ilha do Ferro é o artesanato em madeira. Ele teria surgido a partir dos pescadores, que faziam os próprios barcos. Os filhos, observavam e faziam barquinhos de brinquedo. A partir daí, começaram, então, a surgir inúmeras peças. Mobília e peças artísticas são esculpidas pelos moradores, que se reúnem no ateliê Boca do Vento para aprender a esculpir.

Museu da Ilha do Ferro

O Museu Ilha do Ferro – Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos foi fundado em 2017 pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Ele reúne várias peças, como, por exemplo, esculturas em madeira, bancos, cadeiras, bonecas de pano e bordados (boa noite, redendê, ponto cheio e labirinto). 

O nome do espaço, aliás, é uma homenagem a um dos primeiros responsáveis por levar a arte da Ilha do Ferro mundo afora. Ainda nos anos 1970, o artesão conhecido como Seu Fernando começou a expor suas mesas, cadeiras e bancos nas regiões Sul e Sudeste do Brasil e, já nos anos 1980, em Paris, na França.

No Museu Ilha do Ferro, estão reunidas obras feitas por artistas do povoado que se dedicam a manter o legado de Fernando Rodrigues dos Santos.

Passeio pelo São Francisco

Outra atração para quem vai à Ilha do Ferro é fazer um passeio pelas águas do Rio São Francisco, conduzido por moradores do povoado que nasceram e cresceram às margens do Velho Chico. A vista, especialmente no fim de tarde, é de encher os olhos.

Agora que você conheceu mais sobre o polo cultural que é a Ilha do Ferro, é hora de garantir sua visita a esse tesouro do interior nordestino. Faça sua reserva no Porto Kaeté Hotel: uma hospedagem que se destaca pelo fomento à cultura local, com uma coleção de obras do povoado expostas pelas instalações, enriquecendo ainda mais sua experiência.

2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido