Skip to main content
Passeios em Alagoas

Rota Ecológica dos Milagres: descubra o que te espera por lá

By 24 de janeiro de 2024No Comments
rota-ecológica-dos-milagres

A Rota Ecológica dos Milagres, um tesouro da natureza presente no litoral norte de Alagoas, é uma experiência única que cativa viajantes de todos os cantos do mundo. Ela começa no município de Passo de Camaragibe, passando por São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e se encerra em Japaratinga. 

São mais de 40 km de natureza intocada, tranquilidade, belezas naturais, além de muita cultura, promovendo aos visitantes uma fuga inesquecível da rotina agitada.

Quer saber mais sobre o que você vai encontrar por lá? Então, continue a leitura desse post até o final.

Praias

Os grandes destaques da Rota Ecológica dos Milagres são, sem dúvida, as praias da região. Elas contam com águas bem calmas e cristalinas, ideais para um banho relaxante ou para praticar esportes como o stand up paddle.

Para quem vem de Maceió, a praia da Barra de Camaragibe é uma das primeiras da Rota, no município de Passo de Camaragibe. Por lá, você encontra também a Praia do Marceneiro.

Em São Miguel dos Milagres, há a Praia do Toque, onde estão presentes as famosas redes à beira-mar, e a Praia do Riacho, onde é possível avistar a famosa Capela de Milagres. A visita à capela, no entanto, não é possível, visto que ela fica em uma propriedade particular.

No município de Porto de Pedras, o destaque é a Praia do Patacho. Muito extensa, na maré baixa ela permite que os banhistas possam ir a pé até as piscinas naturais.

Piscinas naturais

A Rota Ecológica dos Milagres fica dentro da Área de Proteção Costa dos Corais, que começa em Maceió e vai até o município de Tamandaré, em Pernambuco. 

Na região, uma barreira de recifes de corais promove o surgimento de exuberantes piscinas no meio do mar, onde os turistas podem ter contato com a vida marinha e ter uma visão privilegiada da costa.

Os passeios a essas piscinas, no entanto, acontecem somente na maré baixa e são feitos de jangada.

Passeio do peixe-boi

O peixe-boi é uma espécie ameaçada de extinção. Estima-se que existam apenas 500 deles em todo o território brasileiro. Dentro do município de Porto de Pedras, há o Santuário do Peixe-boi, que promove também educação ambiental por meio de passeios guiados para observação dos animais.

O passeio é feito pelo rio Tatuamunha em canoas. Não é possível alimentar ou ter qualquer outro tipo de interação com os peixes-boi além da observação. O trajeto dura cerca de 1 hora e permite admirar ainda o manguezal e a fauna e flora local. O agendamento pode ser feito on-line pelo site da Associação Peixe-boi.

Rua do artesanato de Tatuamunha

Outra possibilidade que a Rota oferece é a de conhecer o artesanato local. Em São Miguel dos Milagres, por exemplo, você pode visitar a rua do artesanato de Tatuamunha, onde você encontra peças feitas de palha, madeira, fibra de coqueiro e bananeira, além do filé, um bordado alagoano.

Farol de Porto de Pedras

Em Porto de Pedras, há um farol instalado pela Marinha do Brasil alguns anos antes da Segunda Guerra Mundial, em 1933. De lá, a visão da cidade e das suas belezas naturais é inegavelmente encantadora.

Passeio de bicicleta na Praia dos Morros

A Praia dos Morros é onde deságua o Rio Camaragibe. Repleta de falésias, ela permite uma conexão única com a natureza em um dos pontos mais desertos da Rota Ecológica dos Milagres.

Experiências com o grupo Catolé

O grupo Catolé se dedica a vivências culturais e socioambientais na região da Rota. Entre as experiências que você pode viver com o grupo, estão o aprendizado do pau a pique, técnica antiga de construção de casas de taipa, a visita à Casa de Farinha, às piscinas naturais e o pôr do sol nas praias da região.

Agora que você já sabe o que te espera na Rota Ecológica dos Milagres, faça sua reserva agora mesmo no Porto Kaeté Hotel e conheça essas e outras atrações que te esperam em Alagoas.

2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido